terça-feira, 26 de julho de 2016

workshop III

Durante esta semana está sendo elaborada a síntese reflexiva do terceiro semestre, bem como, sua apresentação para o workshop. Refletindo os conhecimentos é possível observar que desde o início do curso de Pedagogia, as mudanças no cotidiano profissional foram muitas, e todos os novos conhecimentos contribuíram de forma positiva na prática docente. A cada semestre percebo a importância de aprender e reaprender sempre, pois o conhecimento é dinâmico e é sempre importante refletirmos nossas aprendizagens. Fazendo sempre uma relação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos que adquirimos ao longo das aulas, leituras e atividades.  E também é de suma importância aprender a analisar e observar as relações com o cotidiano, pois muitas vezes, um novo conhecimento, uma nova perspectiva por menor que pareça são valiosos. Ainda é necessário melhorar a administração do tempo, para dar conta de todas as tarefas do cotidiano e assim alcançar os objetivos. 

Aprender pesquisando


Na interdisciplina Seminário Integrador III acredito que a principal aprendizagem do semestre foi em relação a aprendizagem através da pesquisa, pois quando pesquisamos vamos em busca do conhecimento procurando respostas para uma pergunta através de um conjunto de passos para a construção de novos conhecimentos. Em nossas práticas docentes também podemos utilizar a pesquisa como recurso para a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Isto torna as aulas mais atrativas e ricas em conhecimento pois o aluno torna-se autor dos seus conhecimentos, pois ele vai em busca da construção do saber.

Dificuldades na aprendizagem em LIBRAS


A interdisciplina de LIBRAS trouxe novos desafios, mas infelizmente não pude utilizar estes conhecimentos na prática, pois não tenho contato com pessoas que dominam a língua. Esta disciplina foi muito desafiadora, pois tenho muita dificuldade em compreender os sinais e expressões desta língua. E muito mais dificuldade em conseguir sinalizar em LIBRAS,pois além de não ter uma boa expressão corporal sou canhota o que torna essa tarefa bem mais difícil. 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Contos de Fadas na Atualidade


Após ler todos os textos da disciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem  que tratam sobre contos de fadas e contos clássicos, pensando em relação a adaptação dos contos para os dias de hoje e lendo inúmeros artigos sobre o assuntos de questão de gênero, questão racial e questão social que trazem os clássicos. Tenho um pensamento um pouco diferente do que li e do que ouvi já até dentro da escola.

Muitas pessoas são contra o uso dos clássicos, principalmente em relação a questão de gênero e questão racial. Mas penso que não é por esse motivo que devem ser banidos, penso que este é um caminho para trazer para a sala de aula essas questões. Analisando a partir dos contos como eram constituídas as sociedades antigamente quando estes contos surgiram. Fazendo uma comparação com a atualidade. Mostrando como as mulheres e as raças eram tratadas e como a sociedade veio evoluindo em relação a essas questões.

Contos Clássicos e Musicais


Neste trimestre trabalhei bastante em cima do conto clássico Músicos de Bremen escrito pelos Irmãos Grimm, pois a escola que trabalho realiza uma Mostra Cultural anualmente antes das férias de inverno. 
Este evento envolve a escola toda e cada turma apresenta um conto infantil previamente escolhido em forma de musical. Neste ano o tema é Contos Infantis.Estou lecionando em uma turma de 2º ano e escolhi o musical Os Saltimbancos.
Os Saltimbancos é uma das mais expressivas obras de teatro musical dedicada ao publico infantil, no Brasil, narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.
A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque em 1977 da peça teatral de Sergio Bardotti e Luiz Bacalov , que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm.
Iniciei as atividades para a Mostra Cultural com o conto original. E agora estamos ensaiando para o musical que terá apresentação no fim do mês.

Trabalhando com poesias


A realização da atividade 4 da interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem foi extremamente gratificante. Nesta atividade tivemos que elaborar um plano de aula trabalhando com poemas. Escolhi um poema de Cecília Meireles e me surpreendi com o interesse por parte dos alunos. 
Depois desta aula que foi registrada continuei trabalhando poemas da autora Cecília Meireles. E o que me chamou a atenção foi em relação a capacidade que os alunos tem em interpretar os textos, mesmo aqueles ainda não alfabetizados fazem a interpretação oral. Sempre leio o poema e em seguida começamos a interpretação coletiva, esse momento é sempre muito rico e todos ficam muito entusiasmados.
Outra observação importante que pude fazer, foi em relação a vontade de participar declamando o poema. E são esses momentos ricos em conhecimento e participação dos alunos na aula que tornam o cotidiano extremamente gratificante.