domingo, 10 de setembro de 2017

Semana da Pátria

Auditório Cívico e Desfile Cívico 

Nesta Semana a Secretaria de Educação de Cidreira, promoveu dois eventos relacionados a Semana da Pátria. Infelizmente vivemos um momento onde não temos nada a comemorar em nosso país.
Porém estas atividades são muito importantes pois não podemos perder nossa identidade de brasileiros.

Os dois eventos realizados envolveram atividades em relação a identidade cultural local. Homenageando figuras locais, relembrando brincadeiras antigas da região e homenageando os pioneiros da cidade com o tema Jeito Cidreirense de Ser.

Nossa Escola homenageou seu patrono e realizamos algo que considero importante para os alunos criarem sua identidade escolar vinculada a instituição onde estudam. Nosso professor de Música escreveu e compôs o hino da escola. E surpreendentemente todos os alunos envolvidos cantaram o hino com vigor na nossa apresentação que contou também com a pequena banda que estamos formando na escola.

O que é aprendizagem?

Mas afinal o que é aprendizagem?
Com essa questão fico pensando... Como um conceito tão comum do nosso cotidiano é difícil de conceituar...
De maneira bem simplificada, aprendizagem é: a capacidade de adquirir conhecimentos, desenvolver capacidades e habilidades através da vivência ou da prática.

Movimentos políticos das pessoas com necessidades especiais

Na interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais estamos conhecendo a história dos movimentos políticos das pessoas com deficiências. Em outros momentos já tive a oportunidade de conhecer as lutas destes movimentos e todas essas lutas trouxeram algumas conquistas para estas pessoas que já ocupam um pouco mais o seu espaço na sociedade que hoje oportuniza a inclusão em vários âmbitos. Porém na questão escolar a inclusão ainda está longe de ser efetiva, pois não basta colocar o aluno deficiente na escola se a estrutura disponível não atende esse aluno efetivamente, sem dar suporte ao professor, sem salas de recursos específicos e tudo o que cada portador de necessidade especial precisa para se desenvolver na escola.

Identidade Cultural e o Filme Macunaíma

Em uma das atividades da Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade: Abordagem Sociocultural e Antropológica estamos analisando o sentido e o lugar do social e uma das atividades é assistir o filme Macunaíma. Em relação ao filme, fica evidente para mim a falta de identidade étnica e cultural, pois ao longo da história o personagem de negro passa a ser branco e depois migra do sertão para a cidade vivenciando aventuras até voltar ao seu lugar. Além de enfatizar algumas características negativas do povo brasileiro, que ao longo do tempo já está enraizada culturalmente em nosso povo.
Daí a importância de um resgaste cultural e local, hoje vivemos a cultura de vários lugares do mundo mas deixamos nossa identidade de lado. Deixamos nossas tradições para vivermos as tradições de fora e assim perdemos a nossa identidade cultural local para vivermos uma cultura global.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Contos Africanos

A atividade 1 da interdisciplina Questões Étnico Raciais na Educação: Sociologia e História, consistia em realizar uma prática que envolva a questão racial na escola. A atividade escolhida foi: Contos, brincadeiras e diversidade.
 Para esta atividade escolhi o conto: Por que a galinha d'angola tem pintas brancas? Que é um conto africano, de autoria de Rogério Andrade Barbosa. E faz parte da sua coleção publicada no livro intitulado:  Outros Contos Africanos para Crianças Brasileiras, publicado em São Paulo, pela Editora Paulinas, no ano de 2008.  
Os contos africanos envolvem histórias que explicam a origem das coisas, a respeitar os mais velhos e seguir as tradições.
A atividade foi desenvolvida em uma turma de 1ºano do turno da manhã da EMEF Alfredo Pedro da Silva.

domingo, 3 de setembro de 2017

Debatendo a diversidade

Na primeira aula do Eixo VI no dia 26/agosto, tivemos a aula da interdisciplina Questões Etnico Raciais na Educação: Sociologia e História. Recebemos da professora a proposta de realizar uma atividade que abordasse a diversidade no nosso cotidiano.
Após um pequeno debate entre os integrantes do grupo, verificamos que a questão comum a todos é a diversidade familiar e inclusive outro grupo também teve a mesma percepção, por isso apresentamos juntos o nosso trabalho.

Gestão Escolar


E vamos tocando a recuperação do Eixo V. As leituras e realização das atividades da interdisciplina de Organização e Gestão da Educação Escolar tem sido muito proveitosos, pois estou vivenciando na prática a gestão escolar e toda a experiência adquirida estão contribuindo muito na ampliação dos meus conhecimentos na área da educação.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Início Eixo VI

Na última terça-feira demos início ao Eixo V. Onde tivemos as aulas das interdisciplinas:
Seminário Integrador e
Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História. 

Ao longo deste semestre, teremos também as interdisciplinas de: 
Escola, Cultura e Sociedade: Uma Abordagem Sociocultural e Antropológica,
Filosofia da Educação,
Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e
Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II.

Que tenhamos todos um semestre de sucesso com muitas trocas e aprendizagens!


Um passo de cada vez...

Momento de planejar a recuperação do Eixo V. É... não será fácil!!!! Todas as atividades do Eixo VI e a recuperação de praticamente todo o Eixo V. Mas sem desânimo por aqui. Planejando o tempo e reservando algumas horas de dedicação será possível.

domingo, 23 de abril de 2017

Projeto de Aprendizagem - Quem eram os Dinossauros?

A proposta da interdiscplina Projeto Pedagógico em Ação será um trabalho colaborativo, onde cada uma desenvolverá um projeto de aprendizagem em suas escolas que deverá ser aplicado em suas turmas. E todas as etapas do desenvolvimento dos projetos serão registradas no blog do projeto.

A aplicação do projeto será em uma turma de 1º ano. E função de todos os alunos da turma ainda estarem em processo de alfabetização será necessário adaptar algumas etapas da pesquisa. 

O tema escolhido pela turma foi "Quem Eram os Dinossauros?" fizemos o levantamento do conhecimento prévio, onde cada um teve um momento para comentar o que já sabiam sobre os dinossauros e os dados coletados foram anotados no quadro.

A Síndrome do Ninho Vazio - Só Compreendemos Após a Maternidade

Eu como mãe ainda não tive a experiência da Síndrome do Ninho Vazio, pois minha filha tem apenas 4 anos. Porém hoje depois de me tornar mãe, tenho certeza que sofrem muito mais os pais. 
Nessa mudança sofrem as duas partes, tanto os filhos quanto os pais. Porém os filhos só compreenderão as preocupações dos pais quando tiverem seus filhos...
 Para quem está partindo tudo é novidade as experiências fora das vistas dos pais são prazerosas e pouco tempo se tem para sentir falta da situação anterior. Já para quem fica o sofrimento é constante, pois o filho não retornará para dormir, para jantar... As conversas se tornam mais infrequentes e muitas vezes só por telefone ou internet. Sem contar na preocupação se o filho está bem, se está se alimentando, se não está faltando nada...
Só entendemos de verdade os sentimentos dos pais quando temos filhos...
Não há como compreender os sentimentos dos pais sendo apenas filhos. 

Apresentações Workshop e PNAIC



No último dia 18 realizamos as apresentações do Workshop de Aprendizagens do Eixo anterior e no mesmo dia participei do encerramento do PNAIC 2016, onde também ocorreram apresentações de trabalho. Os dois eventos foram muito produtivos e percebi que foram apresentações muito parecidas, pois as duas abordavam acerca de assuntos semelhantes.


No Seminário Integrador IV os temas abordados foram interdisciplinaridade e Projeto de Aprendizagem e para a atividade final do PNAIC utilizei uma sequência didática baseada em um Projeto de Aprendizagem para desenvolver atividades interdisciplinares.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Ser Professor Refexivo


O significado da palavra reflexão já fala por si só. Ser reflexivo está baseado em analisar as ações do cotidiano e as vivências práticas, buscando compreender e interpretar as ações, além de buscar alternativas e novas possibilidades. Ao refletirmos sobre nosso cotidiano em sala de aula e sobre as metodologias que utilizamos, temos a possibilidade de analisar os acertos e os erros. E assim, buscar novas alternativas para aprimorar nossa prática pedagógica.

domingo, 26 de março de 2017


Esta semana reunimos a equipe diretiva da escola para tratar de projetos e outros assuntos referentes ao ano letivo. Temos o objetivo de desenvolver vários projetos até o fim do ano. Entre eles queremos ampliar o projeto de uma Professora de nossa escola.
A Professora Jéssica que é docente dos quintos anos da escola, criou um projeto chamado Caderno de Elogios. Onde cada aluno quando quiser pode escrever elogios ou agradecimentos aos colegas, aos professores ou aos funcionários da escola.
Em nossa reunião esta semana tivemos a ideia de ampliar o projeto do Caderno de Elogios para toda a escola. Pois o elogio desperta sentimentos puros e está envolvido com a busca pelo reconhecimento além de estar relacionado a auto estima. Ao estimular os elogios, pode-se mudar a visão que as pessoas tem sobre as outras passando a ver no outro o que ele tem de bom, quais são as suas habilidades. Portanto através deste projeto é possível diminuir a incidência de bullying na escola.


Gratidão...


Gratidão é a palavra da semana!

Já estava conformada em abandonar o curso Pead, eis que recebo um e-mail essa semana me dando uma nova oportunidade. quero assim agradecer de coração a equipe do curso e principalmente ao professor Crediné e a tutora Simone!

Obrigada!

Bom... Então!!! 
Mesmo já estando mais próximo da conclusão do curso Pead achei que não conseguiria dar seguimento nas atividades e teria que parar o curso.

Mas nem tudo está perdido!!!
O grupo de casos especiais teve nova oportunidade e sendo assim, "Tô vendo uma esperança"!

Então vamos aproveitá-la... Cada um teve seus motivos para estar neste grupo e os motivos não importam agora. Espero que todos os colegas que tiveram a mesma oportunidade que eu possam seguir o curso e até o fim. Espero que ninguém mais se perca no caminho até a formatura. 



Lembranças e Memórias - O Farol

Muito interessante a realização da atividade da semana 10 da interdisciplina de Estudos Sociais, na qual foi solicitado escolher um museu, praça, parque, monumento, arquivo de sua cidade e fazer uma visita. 
Escolhi um local que é referência na cidade de Tramandaí. O Farol. Escolhi este local por morar próximo e por conhecer este lugar desde a infância fazendo parte da minha memória como pessoa.

Experienciando a Gestão Escolar


Neste ano de 2017 surgiu a oportunidade de vivenciar a escola por outro ângulo. Recebi o convite para trabalhar na equipe diretiva da minha escola. Está sendo um grande desafio recheado de novas aprendizagens e muitas responsabilidades. Mas graças a maravilhosa equipe da escola estamos conseguindo alcançar nossos objetivos e estamos tendo uma ótima receptividade da comunidade escolar.