quarta-feira, 7 de outubro de 2015

As Redes Sociais e a Escrita Coletiva


          Estamos realizando essa semana a atividade de escrita coletiva. Onde foi escolhido um gênero, para em grupo, escrevermos um texto onde cada aluno escreve uma parte da história. Esta atividade tem o objetivo de estimular a escrita partindo da leitura da intervenção dos colegas anteriores.
          O fenômeno das redes sociais pode ser prejudicial se utilizado de forma excessiva mas também agregam coisas boas.  Navegando ontem na minha página no Facebook, percebi que as redes sociais tem sido também um grande estímulo na escrita dos usuários das redes. As redes sociais estão indo muito além do que conectar e facilitar a comunicação. 
         Quando vejo uma postagem sobre alguma notícia ou assunto polêmico, gosto muito de ler os  comentários. E foi assim que tive essa percepção e lembrei da atividade da escrita coletiva. Lendo os comentários percebi como o simples fato de ler e comentar está estimulando a leitura e escrita das pessoas. Principalmente se o assunto for polêmico. Pois é preciso saber escrever de forma coerente para expressar a opinião em um comentário. Claro que existem comentários carregados com erros de ortografia ou pontuação. Mas a ideia é expressada mesmo assim. 
       Este exercício da escrita, mesmo que seja com um simples comentário, estimula o domínio da linguagem escrita e o senso crítico que são essenciais para uma escrita coerente. E é também um estímulo para a busca do aprimoramento dos conhecimentos da Língua Portuguesa. 
          
           

Um comentário:

  1. Concordo plenamente contigo no que se refere à importância de escrever, seja na forma e no ambiente que for. Para que o sujeito possa ser compreendido por seus leitores, ele tem que organizar suas ideias e transcrevê-las de alguma forma, seja através e emotions ou "internetês". Como a escola pode lidar com essa questão?

    ResponderExcluir