segunda-feira, 25 de abril de 2016

Momentos de Leitura


Semana passada tivemos a primeira aula da interdisciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem. Espero que nesta interdisciplina possa aprender na teoria o que já vivencio na prática.
Os momentos de leitura em sala de aula sempre são muito proveitosos, meus alunos adoram o contato com livros de histórias, mesmo alguns não estando alfabetizados ainda, percebo o quanto gostam de ter um livro nas mãos. O encanto deles ao manipular os livros, o olhar aos detalhes das ilustrações...
Nesta semana, tivemos um momento que não pude deixar de registrar. Foi a visita da Busoteca na nossa escola. A Busoteca é uma biblioteca itinerante montada em um ônibus. Os alunos ficaram encantados com a oportunidade de ler livros novos dentro do ônibus. E aguardam ansiosos a próxima visita.

sábado, 23 de abril de 2016

A importância do brincar em sala de aula

Realizando as postagens nos fóruns da interdisciplina Ludicidade e Educação sobre a importância do brincar, me remeti a uma situação de dentro da minha sala de aula. Pois tenho na turma um problema de convivência e tolerância entre alguns colegas. 
Desde o início do ano letivo venho percebendo a importância dos momentos em sala de aula onde não estamos apenas aprendendo o conteúdo. Momentos para leitura, jogos ou brincadeiras. Sempre deixo em algum dia da semana dois períodos livres para os alunos escolherem o que fazer. Pode ser brincar, jogar, desenhar... E nesses momentos que percebi que os conflitos que ocorriam estavam sendo resolvidos com minha intervenção... Desde então passei a deixar mais vezes na semana que esses momentos acontecessem e vi que aos poucos eles mesmos, durante a brincadeira, conseguiram administrar os conflitos.
Acho que esse é um dos maiores benefícios da brincadeira. É a socialização! Ultimamente as crianças brincam individualmente com tablets ou celulares. E a falta de brincadeiras coletivas gera conflitos de convivência. 
Com os momentos de brincadeiras dentro de sala de aula, meus alunos ficaram mais calmos e mais tolerantes o que contribuiu para a aprendizagem de forma geral.

sábado, 9 de abril de 2016

Postando pelo celular

Quem disse que preciso do computador ou notebook para postar no blog?
Agora sim!!!
Descobri que é possível e não é tao difícil!
Que bom!!! Tecnologias para facilitar a vida!
😒 só não consegui adicionar nenhuma imagem no post...

Organizando as ideias através do blog

Em função de termos que escrever o blog, em toda nova percepção ou aprendizagem que tenho logo me vem à cabeça ideias para escrever.
Estou gostando bastante desta atividade do curso. Acho que esta é a "grande sacada"!
Quando temos este compromisso de alimentar o blog com as postagens exercitamos a nossa escrita e capacidade de perceber e "linkar" os assuntos e conhecimentos. Já tive outra experiência anterior com esse tipo de atividade de portfólio, porém era muito diferente. O portfólio era em formato pps e escrito diretamente para o tutor do curso descrevendo as atividades que realizamos na semana.
Esse formato de "blogfólio" é muito mais dinâmico, pois permite a troca e interação entre todos os envolvidos no curso. E não é apenas uma descrição de atividades, vai muito além disso. É com as escritas semanais que organizamos e verificamos nossas aprendizagens. E aí está a importância desta atividade de escrita do blog.

Incrível!!! Somos a geração que domina todas as tecnologias!!!


Incrível!!! Somos a geração que domina o antigo e também a tecnologia mais avançada!!!

Então, Quem teve um celular como o do modelo da foto do antigo jornal?
Quem utilizou disquetes e operou um pc com sistema windows 95?
Alguém fez curso de datilografia?

Pois é, essa semana me deparei com essa imagem retirada da internet de um jornal de alguns anos atrás do final da década de 90, não sei exatamente de que ano. E percebi que hoje todas aquelas tecnologias daquela época são ultrapassadas e obsoletas. E percebi também que faço parte, assim como os colegas do curso Pead, de uma geração privilegiada. Estamos fazendo um curso na modalidade a distância. Para isso utilizamos diversas ferramentas tecnológicas e dominamos muito bem o uso delas. Mas também sabemos utilizar essas antigas tecnologias, como as da foto e outras tantas daquela época também.
Sabemos lidar com o antigo e com o novo. Isso é muito legal!
Toda a geração que nasceu depois dessas tecnologias antigas só sabem utilizar as de hoje em dia. Nunca nem ouviram falar em disquete e duvidariam se disséssemos que eram necessários três para armazenar uma única música. 
Então vamos aproveitar o que a tecnologia tem para nos oferecer para aprimorarmos cada vez mais nosso conhecimento!




Como fazer a análise crítica?


segunda-feira, 4 de abril de 2016

Produzindo conhecimento coletivamente

Acho que esta imagem mostra o que trouxe a realização da atividade onde temos que fazer a leitura dos blogs dos colegas. Essa troca de conhecimento que ocorre quando escrevemos e quando lemos o que os outros escrevem é muito interessante. As vezes lendo a postagem de um colega nos damos conta de algo que possa ter passado desapercebido por nós. A escrita no blog nos possibilita conhecer o ponto de vista dos colegas, trocarmos ideias, comentarmos... E assim produzirmos conhecimento coletivamente. 

Reler, repensar e até reaprender...


Em uma das atividades do Seminário Integrador III temos que escolher duas postagens do nosso próprio blog, uma mais próximo de boa e uma mais longe de boa. E após fazer a análise crítica das mesmas. Coma realização destas atividades, percebi a importância de reler o blog sempre. Reler para relembrar, refletir e até reaprender. Perceber o que em um tempo atras aprendemos e escrevemos. E principalmente como escrevemos se realmente conseguimos expressar o que queríamos com aquela postagem.  

Informação X Conhecimento

Com as últimas atividades realizadas em aula e a distância percebi o quanto é importante refletirmos nossas aprendizagens. Fazendo sempre uma relação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos que adquirimos ao longo das aulas, leituras e atividades.  E também é de suma importância aprender a analisar e observar as relações com o cotidiano, pois muitas vezes, um novo conhecimento, uma nova perspectiva por menor que pareça são valiosos para serem registrados no blog.

Esses dias vi essa imagem e achei bem interessante e analisando as atividades da última aula lembrei dessa imagem que esquematiza exatamente isso.
Informações soltas não servem para quase nada e acabam sendo esquecidas, mas se soubermos fazer uma ligação entre todas as informações que recebemos passamos a gerar conhecimento.