sábado, 23 de abril de 2016

A importância do brincar em sala de aula

Realizando as postagens nos fóruns da interdisciplina Ludicidade e Educação sobre a importância do brincar, me remeti a uma situação de dentro da minha sala de aula. Pois tenho na turma um problema de convivência e tolerância entre alguns colegas. 
Desde o início do ano letivo venho percebendo a importância dos momentos em sala de aula onde não estamos apenas aprendendo o conteúdo. Momentos para leitura, jogos ou brincadeiras. Sempre deixo em algum dia da semana dois períodos livres para os alunos escolherem o que fazer. Pode ser brincar, jogar, desenhar... E nesses momentos que percebi que os conflitos que ocorriam estavam sendo resolvidos com minha intervenção... Desde então passei a deixar mais vezes na semana que esses momentos acontecessem e vi que aos poucos eles mesmos, durante a brincadeira, conseguiram administrar os conflitos.
Acho que esse é um dos maiores benefícios da brincadeira. É a socialização! Ultimamente as crianças brincam individualmente com tablets ou celulares. E a falta de brincadeiras coletivas gera conflitos de convivência. 
Com os momentos de brincadeiras dentro de sala de aula, meus alunos ficaram mais calmos e mais tolerantes o que contribuiu para a aprendizagem de forma geral.

Um comentário:

  1. Oi Roberta,
    Que bom que eles estão aprendendo a resolver os conflitos sozinhos, isso demonstra uma evolução na autonomia deles!
    Sendo o brincar é uma forma de desenvolver nossas habilidades, formas de expressão e sentimentos, propondo atividades lúdicas diferenciadas você estará contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e também na preparação para a vida social.
    Que atividades lúdicas você tem proposta na sua prática pedagógica? De que forma elas contribuem para a socialização dos alunos?
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir