Desde o início do ano letivo venho percebendo a importância dos momentos em sala de aula onde não estamos apenas aprendendo o conteúdo. Momentos para leitura, jogos ou brincadeiras. Sempre deixo em algum dia da semana dois períodos livres para os alunos escolherem o que fazer. Pode ser brincar, jogar, desenhar... E nesses momentos que percebi que os conflitos que ocorriam estavam sendo resolvidos com minha intervenção... Desde então passei a deixar mais vezes na semana que esses momentos acontecessem e vi que aos poucos eles mesmos, durante a brincadeira, conseguiram administrar os conflitos.
Acho que esse é um dos maiores benefícios da brincadeira. É a socialização! Ultimamente as crianças brincam individualmente com tablets ou celulares. E a falta de brincadeiras coletivas gera conflitos de convivência.
Oi Roberta,
ResponderExcluirQue bom que eles estão aprendendo a resolver os conflitos sozinhos, isso demonstra uma evolução na autonomia deles!
Sendo o brincar é uma forma de desenvolver nossas habilidades, formas de expressão e sentimentos, propondo atividades lúdicas diferenciadas você estará contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e também na preparação para a vida social.
Que atividades lúdicas você tem proposta na sua prática pedagógica? De que forma elas contribuem para a socialização dos alunos?
Abraço, Tutora Tais