quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A organização passa pela classificação

Quem é professor de séries iniciais sabe do que estou falando, pois quem não tem pilhas e pilhas de atividades para utilizar em sala de aula??? Algumas já utilizamos, outras gostamos e guardamos para utilizar... E com o passar do anos letivos elas vão se acumulando...
No último final de semana aproveitei o tempo chuvoso para organizar essas pilhas de atividades. E percebi que tem tudo a ver com o conteúdo da classificação que estamos vendo nas interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática e Representação do Mundo pelas Ciências. A organização de quaisquer objetos passa pela capacidade de classificá-los. Algo tão simples mas que tem muita importância de ser bem trabalhado na Educação Infantil e Séries Iniciais.

A interdisciplinaridade e o aprendizado através da pesquisa

Nos últimos dias estou trabalhando com meus alunos o Projeto Alimentação Saudável. Dentro deste projetos estamos abordando os alimentos de forma interdisciplinar, pois além dos conhecimentos sobre os alimentos em si estamos utilizando o conteúdo para trabalhar outras áreas do conhecimento. E o mais interessante deste projeto é que começamos a abordar o conteúdo através da pesquisa.
Primeiro pesquisamos os conhecimentos que a turma já tinha, depois todos os alunos levaram questionamentos sobre o assunto para casa e também realizaram pesquisas entre os outros professores da escola e com alunos de outra turma de 2º ano da escola. Além disso os alunos realizaram pesquisas na internet.
Começamos a trabalhar no projeto fazendo um levantamento sobre os alimentos que os alunos conhecem e à partir desta lista começamos a trabalhar os conteúdos de Matemática como classificação e ordenação. Também fizemos uma pesquisa sobre as frutas preferidas da turma, assim abordamos o conteúdo de tratamento de dados.
Gráfico produzido pela turma

Em outro momento do projeto, após os alunos compreenderem que os alimentos são classificados conforme suas características fomos buscar informações sobre a Pirâmide Alimentar na internet. E após a pesquisa, todas as observações e impressões foram anotadas. Assim ao invés de simplesmente entregar o conteúdo pronto para os alunos, eles mesmos construíram suas aprendizagens.

 Pesquisa na internet
O que aprendemos na pesquisa

O projeto ainda está em andamento e ainda temos muitos conhecimentos para serem explorados dentro dele. Mas percebo o quanto a turma está aprendendo e desenvolvendo a capacidade de ter autonomia na busca de informações, deixando de serem sujeitos passivos em suas aprendizagens e buscando cada vez mais novos conhecimentos sobre o assunto.




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Material Dourado e a Experiência Pessoal em Sala de Aula

O Material Dourado tem uma importância muito significativa na aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Gosto muito de trabalhar com material dourado que facilita muito a aquisição dos conceitos de unidades e dezenas. Conceitos que são primordiais para mais tarde ocorrer a compreensão dos algoritmos de adição e subtração. Através do Material Dourado o conceito matemático pode ser visualizado e compreendido facilitando a aprendizagem. 

Olhar para fora da sala de aula e aprender com o mundo que nos cerca


Hoje indo para a escola passando pelo mesmo caminho de todos os dias, a ERS 786, vinha observando a paisagem quando vi umas aves enormes na região do deserto que existe entre Tramandaí e Cidreira. Na hora tive a impressão de ter visto um bando de emas, mas achei que era delírio existirem essas aves daquele porte assim tão perto da cidade. Procurei informações sobre as aves que ocorrem no nosso litoral e para meu espanto realmente eram emas.
Sempre que passo por ali fico pensando... Nossa!!! Temos um laboratório natural a céu aberto tão próximo de nós e não o exploramos...
Aquela região é um dos poucos espaços que restaram da paisagem natural do nosso litoral. E com certeza poderíamos explorá-lo nas aulas de ciências. Moramos num local e não conhecemos a variedade de espécies que nele vivem. Com certeza nossos alunos ficariam espantados ao saber que tão perto existem essas aves. Penso que devemos explorar nossa região, nossa fauna, nossa flora. Pois além da aquisição do conhecimento saberemos a importância de preservá-lo.



Drummont e a Renovação do Tempo


Realizando as leituras para a atividade 3 da interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, chamou-me a atenção o poema de Carlos Drummond de Andrade que fala da genial ideia de fatiar o tempo em anos. Já conhecia o poema e realmente a ideia é genial...
Todos precisamos sempre renovar as esperanças, cumprir metas, superar etapas...
E com certeza a fragmentação do tempo é fundamental para que possamos renovar sempre!!!!
No início do ano planejamos coisas para o decorrer do doze próximos meses... esses meses vão passando, algumas metas e plano cumprimos e outras não. Aí chega o meio do ano e já começamos a pensar no final dele para novamente renovarmos nossas esperanças!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

As facilidades dos Apps de comunicação instantânea para celular


A facilidade e agilidade que os aplicativos de celulares trouxe ao mundo da tecnologia é espetacular!
Hoje ao realizar a aula online pode-se observar o quanto já estamos acostumados a ter o mundo e as pessoas na palma das mãos.
Ao utilizar o recurso de chat online através do moodle observa-se o quanto dificultosa e demorada é a comunicação. Pois é necessário estar em frente ao computador ou notebook, acessar o moodle e entrar nas salas de conversa. Enquanto pelo celular a comunicação é instantânea e em qualquer lugar.

domingo, 9 de outubro de 2016

Ser professor/ser estudante

Ser professor...
Ser professor é ser estudante
É uma busca constante
Ao longo de toda a vida
Busca de novos conhecimentos
Busca de novos sentimentos
Professor nunca para de estudar
Está sempre a caminhar
Procurando o mundo mudar...





Aprender Através da Vivência e do Experimento


Na aula da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais ficou evidente que a  aprendizagem se torna significativa através da vivência e do experimento. Assim os alunos além de despertarem o interesse pelo conteúdo também entendam, sintam e vivenciem a aprendizagem. Pois aquele conhecimento que estaria apenas dentro dos livros passa a ser real e vivenciado.




Jogos Pedagógicos e a Matemática

Na última aula tivemos o primeiro encontro presencial da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, onde o professor levou um jogo de cartas com o Sistema Numérico Maia. Desta aula ficou a reflexão quanto a importância da utilização de jogos pedagógicos como recurso para o ensino de Matemática. Através dos jogos podemos despertar o interesse dos alunos pela conteúdo buscando motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a organização, concentração, atenção e raciocínio lógico. que são essenciais para a compreensão da Matemática.

Escola Gaiola x Escola Asas


Ótimo realizar a leitura do texto de Rubem Alves para a realização da atividade do Seminário Integrador IV. Infelizmente estamos presos a um sistema de ensino arcaico onde não há a opção de escolhas, onde devemos seguir um programa pré determinado de ensino. O que torna a escola um lugar desagradável para os alunos, pois a escola assim como é tira todo o encanto pela busca do conhecimento.
Infelizmente nós professores também estamos engaiolados... Quantas vezes temos vontade de fazer algo diferente, de inovar, de buscar novas ferramentas mas infelizmente somos mal vistos dentro da escola. A escola precisa mudar!