Existem pesquisas que apontam que os produtos consumidos pelas famílias são escolhidos pelas crianças. Certamente! A publicidade está focada diretamente nas crianças. Basta observarmos os comerciais de televisão. Sejam nas emissoras de televisão abertas ou fechadas. Uma infinidade de produtos, que não são voltados exclusivamente para crianças, envolvem: animações, músicas infantis, personagens animados e crianças como atores principais.
Um dos exemplos que podem ser citados é o de uma marca de sabão em pó. Crianças não compram sabão em pó. Mas os comerciais desta marca são animados, com músicas atrativas e todos aparecem crianças felizes brincando. Além deste, existem outros inúmeros produtos que utilizam este tipo de publicidade para atrair compradores.
Mesmo que a criança não escolha diretamente o produto no supermercado, os pais ao comprarem pensam no bem estar dos seus filhos e assim acabam comprando os produtos destas publicidades.
Infelizmente, não temos como evitar esta situação. A menos que tiremos os aparelhos de TV de nossas casas, mas podemos sempre orientar nossos filhos para não se tornarem consumistas no futuro.