Na nossa primeira aula de Fundamentos de Alfabetização realizamos atividades interesantes que provocaram uma certa inquietação em relação a alfabetização. Principalmente por alguma vez já termos vivenciados as situações propostas nas atividades como alunos ou até mesmo como professores.
A primeira atividade traz primeiro o sentimento de impotência ao não conseguir ler um texto onde desconhecemos os sinais gráficos nele presentes, mas também mostra a possibilidade de se fazer uma leitura por imagem. sendo assim procuramos indices para ler o texto, levantando hpóteses sobre o que pode estar escrito.
Na segunda atividade tivemos o momento mais inquietante da aula. Onde nos deparamos com uma situação onde muitas vezes como professores, achamos que estamos elaborando uma ótima atividade para nossos alunos, mas na verdade estamos elaborando algo sem graça, cansativo e desmotivante. Pois vivenciamos a atividade na posição do aluno, que ainda não desenvolveu a habilidade da escrita das letras e escrevê-las repetidamente se torna extremamente desgastante.
Nas atividades seguintes, que tinham o mesmo objetivo das anteriores - desenvolver e reconhecer a escrita das palavras - notou-se que foram atividades mais interessantes que tinham um contexto envolvido e era possível discutir entre os colegas a resolução do exercício tornando mais agradável o aprendizado.
Já a última atividade, consistia em um jogo para memorização das letras. Demonstrando que o jogo pode ser um facilitador da aprendizagem promovendo o desenvolvimento do conhecimento.
Estas atividades trazem a reflexão da importância do cuidado ao elaborar as atividades na fase de alfabetização dos alunos. para não corrermos o risco de desmotivá-los e tornar este processo tão importante em algo ruim e traumatizador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário