quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A Exclusão no Contexto Histórico da Escola


       Analisando a Escola em seu contexto histórico, percebe-se que ela sempre teve um caráter de exclusão. Mesmo nosso país tendo uma sociedade multiétnica e de grande pluralidade cultural. Por muitos anos a Escola foi destinada a grupos determinados, selecionando quem era considerado melhor e excluindo quem parecia ter menos capacidade intelectual ou simplesmente excluindo por pertencer a um grupo étnico ou classe econômica.

        Em toda trajetória da escola podemos perceber também que ela passa a ter maior importância a partir da década de 30, quando surgem as primeiras reformas educacionais modernas. E desde a criação da LDB e todas as modificações que ocorreram sobre ela ao longo do tempo, percebe-se que o assunto inclusão passa a ganhar espaço.

    Porém mesmo assim, continuamos longe de termos a escola ideal e ainda não temos uma total igualdade de acesso á escola. Pois para educar na diversidade precisamos estar preparados para conviver com as diferenças.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário