Primeiro pesquisamos os conhecimentos que a turma já tinha, depois todos os alunos levaram questionamentos sobre o assunto para casa e também realizaram pesquisas entre os outros professores da escola e com alunos de outra turma de 2º ano da escola. Além disso os alunos realizaram pesquisas na internet.
Começamos a trabalhar no projeto fazendo um levantamento sobre os alimentos que os alunos conhecem e à partir desta lista começamos a trabalhar os conteúdos de Matemática como classificação e ordenação. Também fizemos uma pesquisa sobre as frutas preferidas da turma, assim abordamos o conteúdo de tratamento de dados.
Gráfico produzido pela turma
Em outro momento do projeto, após os alunos compreenderem que os alimentos são classificados conforme suas características fomos buscar informações sobre a Pirâmide Alimentar na internet. E após a pesquisa, todas as observações e impressões foram anotadas. Assim ao invés de simplesmente entregar o conteúdo pronto para os alunos, eles mesmos construíram suas aprendizagens.
Pesquisa na internet
O que aprendemos na pesquisa
O projeto ainda está em andamento e ainda temos muitos conhecimentos para serem explorados dentro dele. Mas percebo o quanto a turma está aprendendo e desenvolvendo a capacidade de ter autonomia na busca de informações, deixando de serem sujeitos passivos em suas aprendizagens e buscando cada vez mais novos conhecimentos sobre o assunto.
Olá, Roberta. Que paralelo tu poderias fazer entre as diferentes metodologias de projetos: de aprendizagem e de ensino?
ResponderExcluirOi Roberta,
ResponderExcluirMuito legal sua proposta!
A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, propor aos alunos que façam pesquisa é possibilitar a ação dos alunos por meio da expressão de suas curiosidades. A pesquisa é, assim, uma importante forma de aprender pois se aprende sobre algo que incita a curiosidade.
Abraço, Tutora Tais