quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A interdisciplinaridade e o aprendizado através da pesquisa

Nos últimos dias estou trabalhando com meus alunos o Projeto Alimentação Saudável. Dentro deste projetos estamos abordando os alimentos de forma interdisciplinar, pois além dos conhecimentos sobre os alimentos em si estamos utilizando o conteúdo para trabalhar outras áreas do conhecimento. E o mais interessante deste projeto é que começamos a abordar o conteúdo através da pesquisa.
Primeiro pesquisamos os conhecimentos que a turma já tinha, depois todos os alunos levaram questionamentos sobre o assunto para casa e também realizaram pesquisas entre os outros professores da escola e com alunos de outra turma de 2º ano da escola. Além disso os alunos realizaram pesquisas na internet.
Começamos a trabalhar no projeto fazendo um levantamento sobre os alimentos que os alunos conhecem e à partir desta lista começamos a trabalhar os conteúdos de Matemática como classificação e ordenação. Também fizemos uma pesquisa sobre as frutas preferidas da turma, assim abordamos o conteúdo de tratamento de dados.
Gráfico produzido pela turma

Em outro momento do projeto, após os alunos compreenderem que os alimentos são classificados conforme suas características fomos buscar informações sobre a Pirâmide Alimentar na internet. E após a pesquisa, todas as observações e impressões foram anotadas. Assim ao invés de simplesmente entregar o conteúdo pronto para os alunos, eles mesmos construíram suas aprendizagens.

 Pesquisa na internet
O que aprendemos na pesquisa

O projeto ainda está em andamento e ainda temos muitos conhecimentos para serem explorados dentro dele. Mas percebo o quanto a turma está aprendendo e desenvolvendo a capacidade de ter autonomia na busca de informações, deixando de serem sujeitos passivos em suas aprendizagens e buscando cada vez mais novos conhecimentos sobre o assunto.




2 comentários:

  1. Olá, Roberta. Que paralelo tu poderias fazer entre as diferentes metodologias de projetos: de aprendizagem e de ensino?

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta,
    Muito legal sua proposta!
    A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, propor aos alunos que façam pesquisa é possibilitar a ação dos alunos por meio da expressão de suas curiosidades. A pesquisa é, assim, uma importante forma de aprender pois se aprende sobre algo que incita a curiosidade.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir