Na aula da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais ficou evidente que a aprendizagem se torna significativa através da vivência e do experimento. Assim os alunos além de despertarem o interesse pelo conteúdo também entendam, sintam e vivenciem a aprendizagem. Pois aquele conhecimento que estaria apenas dentro dos livros passa a ser real e vivenciado.
Na tua experiência pedagógica, conte-nos uma atividade em que o conhecimento saiu do livro e foi vivenciado em sala de aula?
ResponderExcluirNeste ano realizamos a atividade pesquisa de interesse da turma, onde os alunos citam assuntos que gostariam de saber. Um dos assuntos citados foi insetos e aranhas. No primeiro trimestre estudamos os insetos e em um dia levei uma mosca dentro de um vidro para observarmos e à partir dali fizemos várias pesquisas sobre as moscas.
ResponderExcluirOi Roberta,
ResponderExcluirBem interessante seu relato sobre a atividade com os insetos.
A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, as perguntas e as ações que as crianças realizam são interessantes e necessárias, pois são formas de conhecer o mundo.
Assim, cabe a nós professores incentivarmos a curiosidade através de práticas e ações que são do interesse dos alunos.
Abraço, Tutora Tais