Hoje indo para a escola passando pelo mesmo caminho de todos os dias, a ERS 786, vinha observando a paisagem quando vi umas aves enormes na região do deserto que existe entre Tramandaí e Cidreira. Na hora tive a impressão de ter visto um bando de emas, mas achei que era delírio existirem essas aves daquele porte assim tão perto da cidade. Procurei informações sobre as aves que ocorrem no nosso litoral e para meu espanto realmente eram emas.
Sempre que passo por ali fico pensando... Nossa!!! Temos um laboratório natural a céu aberto tão próximo de nós e não o exploramos...
Aquela região é um dos poucos espaços que restaram da paisagem natural do nosso litoral. E com certeza poderíamos explorá-lo nas aulas de ciências. Moramos num local e não conhecemos a variedade de espécies que nele vivem. Com certeza nossos alunos ficariam espantados ao saber que tão perto existem essas aves. Penso que devemos explorar nossa região, nossa fauna, nossa flora. Pois além da aquisição do conhecimento saberemos a importância de preservá-lo.
Olá, Roberta. Essa narração é perfeita no contexto da Ciência, pois parte de uma curiosidade vivenciada por ti. Como tu pretende proporcionar essa experiência a teus alunos?
ResponderExcluirOi Roberta,
ResponderExcluirConcordo com você que precisamos pensar na forma como nós nos relacionamos com o meio ambiente e partir desse ponto para trabalhar essa questão com nossos alunos. Trazendo para escola o pensar deles sobre a relação de que eles estão construindo com o meio em que vivem e com a natureza.
Abraço, Tutora Tais