A última atividade da interdisciplina Fundamentos de Alfabetização me fez voltar no tempo! A partir do questionamento: Como me alfabetizei? Pude relembrar uma época tão boa da minha infância. Quando me senti muito importante por estar indo a escola e aprendendo a ler e escrever.
Lembro com carinho da minha primeira professora do Jardim de Infância. A professora Elaine. Lembro das atividades de pintura e colagens com as letras do alfabeto, dos trabalhos com punção e alinhavo, das histórias que ela contava... Lembro com saudade da minha escola (que infelizmente não existe mais).
Esta atividade me fez refletir e ter cada vez mais certeza da importância da fase da alfabetização na vida escolar. Pois ler e escrever é na verdade a conclusão de um longo processo que a criança passa. E este processo deve respeitar o desenvolvimento do aluno e deve ser realizado com muito amor e afeto.
Eu posso me considerar exemplo disto. Pois lembro bem desta fase do Jardim de Infância, onde comecei a ser alfabetizada formalmente com respeito e carinho. Já não posso dizer o mesmo do momento em que fui para a primeira série, onde tive muita cobrança e falta de afeto da professora. Tanto que nem lembro das atividades desenvolvidas lembro somente dos momentos de angustia.
Por isso, penso que quem trabalha com alfabetização deve prestar sempre muita atenção aos seus alunos, deve respeitá-los e ter uma relação de afeto com todos. Tornando este momento tão importante algo inesquecível para eles.

Podemos aprender sem afetividade?
ResponderExcluir