quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A organização passa pela classificação

Quem é professor de séries iniciais sabe do que estou falando, pois quem não tem pilhas e pilhas de atividades para utilizar em sala de aula??? Algumas já utilizamos, outras gostamos e guardamos para utilizar... E com o passar do anos letivos elas vão se acumulando...
No último final de semana aproveitei o tempo chuvoso para organizar essas pilhas de atividades. E percebi que tem tudo a ver com o conteúdo da classificação que estamos vendo nas interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática e Representação do Mundo pelas Ciências. A organização de quaisquer objetos passa pela capacidade de classificá-los. Algo tão simples mas que tem muita importância de ser bem trabalhado na Educação Infantil e Séries Iniciais.

A interdisciplinaridade e o aprendizado através da pesquisa

Nos últimos dias estou trabalhando com meus alunos o Projeto Alimentação Saudável. Dentro deste projetos estamos abordando os alimentos de forma interdisciplinar, pois além dos conhecimentos sobre os alimentos em si estamos utilizando o conteúdo para trabalhar outras áreas do conhecimento. E o mais interessante deste projeto é que começamos a abordar o conteúdo através da pesquisa.
Primeiro pesquisamos os conhecimentos que a turma já tinha, depois todos os alunos levaram questionamentos sobre o assunto para casa e também realizaram pesquisas entre os outros professores da escola e com alunos de outra turma de 2º ano da escola. Além disso os alunos realizaram pesquisas na internet.
Começamos a trabalhar no projeto fazendo um levantamento sobre os alimentos que os alunos conhecem e à partir desta lista começamos a trabalhar os conteúdos de Matemática como classificação e ordenação. Também fizemos uma pesquisa sobre as frutas preferidas da turma, assim abordamos o conteúdo de tratamento de dados.
Gráfico produzido pela turma

Em outro momento do projeto, após os alunos compreenderem que os alimentos são classificados conforme suas características fomos buscar informações sobre a Pirâmide Alimentar na internet. E após a pesquisa, todas as observações e impressões foram anotadas. Assim ao invés de simplesmente entregar o conteúdo pronto para os alunos, eles mesmos construíram suas aprendizagens.

 Pesquisa na internet
O que aprendemos na pesquisa

O projeto ainda está em andamento e ainda temos muitos conhecimentos para serem explorados dentro dele. Mas percebo o quanto a turma está aprendendo e desenvolvendo a capacidade de ter autonomia na busca de informações, deixando de serem sujeitos passivos em suas aprendizagens e buscando cada vez mais novos conhecimentos sobre o assunto.




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Material Dourado e a Experiência Pessoal em Sala de Aula

O Material Dourado tem uma importância muito significativa na aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Gosto muito de trabalhar com material dourado que facilita muito a aquisição dos conceitos de unidades e dezenas. Conceitos que são primordiais para mais tarde ocorrer a compreensão dos algoritmos de adição e subtração. Através do Material Dourado o conceito matemático pode ser visualizado e compreendido facilitando a aprendizagem. 

Olhar para fora da sala de aula e aprender com o mundo que nos cerca


Hoje indo para a escola passando pelo mesmo caminho de todos os dias, a ERS 786, vinha observando a paisagem quando vi umas aves enormes na região do deserto que existe entre Tramandaí e Cidreira. Na hora tive a impressão de ter visto um bando de emas, mas achei que era delírio existirem essas aves daquele porte assim tão perto da cidade. Procurei informações sobre as aves que ocorrem no nosso litoral e para meu espanto realmente eram emas.
Sempre que passo por ali fico pensando... Nossa!!! Temos um laboratório natural a céu aberto tão próximo de nós e não o exploramos...
Aquela região é um dos poucos espaços que restaram da paisagem natural do nosso litoral. E com certeza poderíamos explorá-lo nas aulas de ciências. Moramos num local e não conhecemos a variedade de espécies que nele vivem. Com certeza nossos alunos ficariam espantados ao saber que tão perto existem essas aves. Penso que devemos explorar nossa região, nossa fauna, nossa flora. Pois além da aquisição do conhecimento saberemos a importância de preservá-lo.



Drummont e a Renovação do Tempo


Realizando as leituras para a atividade 3 da interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, chamou-me a atenção o poema de Carlos Drummond de Andrade que fala da genial ideia de fatiar o tempo em anos. Já conhecia o poema e realmente a ideia é genial...
Todos precisamos sempre renovar as esperanças, cumprir metas, superar etapas...
E com certeza a fragmentação do tempo é fundamental para que possamos renovar sempre!!!!
No início do ano planejamos coisas para o decorrer do doze próximos meses... esses meses vão passando, algumas metas e plano cumprimos e outras não. Aí chega o meio do ano e já começamos a pensar no final dele para novamente renovarmos nossas esperanças!!!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

As facilidades dos Apps de comunicação instantânea para celular


A facilidade e agilidade que os aplicativos de celulares trouxe ao mundo da tecnologia é espetacular!
Hoje ao realizar a aula online pode-se observar o quanto já estamos acostumados a ter o mundo e as pessoas na palma das mãos.
Ao utilizar o recurso de chat online através do moodle observa-se o quanto dificultosa e demorada é a comunicação. Pois é necessário estar em frente ao computador ou notebook, acessar o moodle e entrar nas salas de conversa. Enquanto pelo celular a comunicação é instantânea e em qualquer lugar.

domingo, 9 de outubro de 2016

Ser professor/ser estudante

Ser professor...
Ser professor é ser estudante
É uma busca constante
Ao longo de toda a vida
Busca de novos conhecimentos
Busca de novos sentimentos
Professor nunca para de estudar
Está sempre a caminhar
Procurando o mundo mudar...





Aprender Através da Vivência e do Experimento


Na aula da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais ficou evidente que a  aprendizagem se torna significativa através da vivência e do experimento. Assim os alunos além de despertarem o interesse pelo conteúdo também entendam, sintam e vivenciem a aprendizagem. Pois aquele conhecimento que estaria apenas dentro dos livros passa a ser real e vivenciado.




Jogos Pedagógicos e a Matemática

Na última aula tivemos o primeiro encontro presencial da interdisciplina de Representação do Mundo pela Matemática, onde o professor levou um jogo de cartas com o Sistema Numérico Maia. Desta aula ficou a reflexão quanto a importância da utilização de jogos pedagógicos como recurso para o ensino de Matemática. Através dos jogos podemos despertar o interesse dos alunos pela conteúdo buscando motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a organização, concentração, atenção e raciocínio lógico. que são essenciais para a compreensão da Matemática.

Escola Gaiola x Escola Asas


Ótimo realizar a leitura do texto de Rubem Alves para a realização da atividade do Seminário Integrador IV. Infelizmente estamos presos a um sistema de ensino arcaico onde não há a opção de escolhas, onde devemos seguir um programa pré determinado de ensino. O que torna a escola um lugar desagradável para os alunos, pois a escola assim como é tira todo o encanto pela busca do conhecimento.
Infelizmente nós professores também estamos engaiolados... Quantas vezes temos vontade de fazer algo diferente, de inovar, de buscar novas ferramentas mas infelizmente somos mal vistos dentro da escola. A escola precisa mudar!



terça-feira, 26 de julho de 2016

workshop III

Durante esta semana está sendo elaborada a síntese reflexiva do terceiro semestre, bem como, sua apresentação para o workshop. Refletindo os conhecimentos é possível observar que desde o início do curso de Pedagogia, as mudanças no cotidiano profissional foram muitas, e todos os novos conhecimentos contribuíram de forma positiva na prática docente. A cada semestre percebo a importância de aprender e reaprender sempre, pois o conhecimento é dinâmico e é sempre importante refletirmos nossas aprendizagens. Fazendo sempre uma relação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos que adquirimos ao longo das aulas, leituras e atividades.  E também é de suma importância aprender a analisar e observar as relações com o cotidiano, pois muitas vezes, um novo conhecimento, uma nova perspectiva por menor que pareça são valiosos. Ainda é necessário melhorar a administração do tempo, para dar conta de todas as tarefas do cotidiano e assim alcançar os objetivos. 

Aprender pesquisando


Na interdisciplina Seminário Integrador III acredito que a principal aprendizagem do semestre foi em relação a aprendizagem através da pesquisa, pois quando pesquisamos vamos em busca do conhecimento procurando respostas para uma pergunta através de um conjunto de passos para a construção de novos conhecimentos. Em nossas práticas docentes também podemos utilizar a pesquisa como recurso para a aquisição de conhecimento por parte dos alunos. Isto torna as aulas mais atrativas e ricas em conhecimento pois o aluno torna-se autor dos seus conhecimentos, pois ele vai em busca da construção do saber.

Dificuldades na aprendizagem em LIBRAS


A interdisciplina de LIBRAS trouxe novos desafios, mas infelizmente não pude utilizar estes conhecimentos na prática, pois não tenho contato com pessoas que dominam a língua. Esta disciplina foi muito desafiadora, pois tenho muita dificuldade em compreender os sinais e expressões desta língua. E muito mais dificuldade em conseguir sinalizar em LIBRAS,pois além de não ter uma boa expressão corporal sou canhota o que torna essa tarefa bem mais difícil. 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Contos de Fadas na Atualidade


Após ler todos os textos da disciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem  que tratam sobre contos de fadas e contos clássicos, pensando em relação a adaptação dos contos para os dias de hoje e lendo inúmeros artigos sobre o assuntos de questão de gênero, questão racial e questão social que trazem os clássicos. Tenho um pensamento um pouco diferente do que li e do que ouvi já até dentro da escola.

Muitas pessoas são contra o uso dos clássicos, principalmente em relação a questão de gênero e questão racial. Mas penso que não é por esse motivo que devem ser banidos, penso que este é um caminho para trazer para a sala de aula essas questões. Analisando a partir dos contos como eram constituídas as sociedades antigamente quando estes contos surgiram. Fazendo uma comparação com a atualidade. Mostrando como as mulheres e as raças eram tratadas e como a sociedade veio evoluindo em relação a essas questões.

Contos Clássicos e Musicais


Neste trimestre trabalhei bastante em cima do conto clássico Músicos de Bremen escrito pelos Irmãos Grimm, pois a escola que trabalho realiza uma Mostra Cultural anualmente antes das férias de inverno. 
Este evento envolve a escola toda e cada turma apresenta um conto infantil previamente escolhido em forma de musical. Neste ano o tema é Contos Infantis.Estou lecionando em uma turma de 2º ano e escolhi o musical Os Saltimbancos.
Os Saltimbancos é uma das mais expressivas obras de teatro musical dedicada ao publico infantil, no Brasil, narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.
A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque em 1977 da peça teatral de Sergio Bardotti e Luiz Bacalov , que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm.
Iniciei as atividades para a Mostra Cultural com o conto original. E agora estamos ensaiando para o musical que terá apresentação no fim do mês.

Trabalhando com poesias


A realização da atividade 4 da interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem foi extremamente gratificante. Nesta atividade tivemos que elaborar um plano de aula trabalhando com poemas. Escolhi um poema de Cecília Meireles e me surpreendi com o interesse por parte dos alunos. 
Depois desta aula que foi registrada continuei trabalhando poemas da autora Cecília Meireles. E o que me chamou a atenção foi em relação a capacidade que os alunos tem em interpretar os textos, mesmo aqueles ainda não alfabetizados fazem a interpretação oral. Sempre leio o poema e em seguida começamos a interpretação coletiva, esse momento é sempre muito rico e todos ficam muito entusiasmados.
Outra observação importante que pude fazer, foi em relação a vontade de participar declamando o poema. E são esses momentos ricos em conhecimento e participação dos alunos na aula que tornam o cotidiano extremamente gratificante.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Música na Escola

Simplesmente espetacular!!!

Esta frase defini a aula da interdisciplina Música na Escola. Me trouxe boas lembranças da época da escola, onde tive a oportunidade de estudar em uma escola que oferecia a disciplina de Música. Todas as semanas tínhamos aula sobre teoria musical e sobre canto. E participei com orgulho do coral da escola.
A aula também me trouxe a reflexão de que mesmo sem muitos recursos podemos trabalhar a música em sala de aula. De maneiras simples como trabalhar com desafios de ritmo, como o proposto para nós pela professora. Vou tentar incorporar atividades na turma que abordem o conteúdo. E espero que sejam experiências tão gratificantes como foi a nossa aula.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Momentos de Leitura


Semana passada tivemos a primeira aula da interdisciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem. Espero que nesta interdisciplina possa aprender na teoria o que já vivencio na prática.
Os momentos de leitura em sala de aula sempre são muito proveitosos, meus alunos adoram o contato com livros de histórias, mesmo alguns não estando alfabetizados ainda, percebo o quanto gostam de ter um livro nas mãos. O encanto deles ao manipular os livros, o olhar aos detalhes das ilustrações...
Nesta semana, tivemos um momento que não pude deixar de registrar. Foi a visita da Busoteca na nossa escola. A Busoteca é uma biblioteca itinerante montada em um ônibus. Os alunos ficaram encantados com a oportunidade de ler livros novos dentro do ônibus. E aguardam ansiosos a próxima visita.

sábado, 23 de abril de 2016

A importância do brincar em sala de aula

Realizando as postagens nos fóruns da interdisciplina Ludicidade e Educação sobre a importância do brincar, me remeti a uma situação de dentro da minha sala de aula. Pois tenho na turma um problema de convivência e tolerância entre alguns colegas. 
Desde o início do ano letivo venho percebendo a importância dos momentos em sala de aula onde não estamos apenas aprendendo o conteúdo. Momentos para leitura, jogos ou brincadeiras. Sempre deixo em algum dia da semana dois períodos livres para os alunos escolherem o que fazer. Pode ser brincar, jogar, desenhar... E nesses momentos que percebi que os conflitos que ocorriam estavam sendo resolvidos com minha intervenção... Desde então passei a deixar mais vezes na semana que esses momentos acontecessem e vi que aos poucos eles mesmos, durante a brincadeira, conseguiram administrar os conflitos.
Acho que esse é um dos maiores benefícios da brincadeira. É a socialização! Ultimamente as crianças brincam individualmente com tablets ou celulares. E a falta de brincadeiras coletivas gera conflitos de convivência. 
Com os momentos de brincadeiras dentro de sala de aula, meus alunos ficaram mais calmos e mais tolerantes o que contribuiu para a aprendizagem de forma geral.

sábado, 9 de abril de 2016

Postando pelo celular

Quem disse que preciso do computador ou notebook para postar no blog?
Agora sim!!!
Descobri que é possível e não é tao difícil!
Que bom!!! Tecnologias para facilitar a vida!
😒 só não consegui adicionar nenhuma imagem no post...

Organizando as ideias através do blog

Em função de termos que escrever o blog, em toda nova percepção ou aprendizagem que tenho logo me vem à cabeça ideias para escrever.
Estou gostando bastante desta atividade do curso. Acho que esta é a "grande sacada"!
Quando temos este compromisso de alimentar o blog com as postagens exercitamos a nossa escrita e capacidade de perceber e "linkar" os assuntos e conhecimentos. Já tive outra experiência anterior com esse tipo de atividade de portfólio, porém era muito diferente. O portfólio era em formato pps e escrito diretamente para o tutor do curso descrevendo as atividades que realizamos na semana.
Esse formato de "blogfólio" é muito mais dinâmico, pois permite a troca e interação entre todos os envolvidos no curso. E não é apenas uma descrição de atividades, vai muito além disso. É com as escritas semanais que organizamos e verificamos nossas aprendizagens. E aí está a importância desta atividade de escrita do blog.

Incrível!!! Somos a geração que domina todas as tecnologias!!!


Incrível!!! Somos a geração que domina o antigo e também a tecnologia mais avançada!!!

Então, Quem teve um celular como o do modelo da foto do antigo jornal?
Quem utilizou disquetes e operou um pc com sistema windows 95?
Alguém fez curso de datilografia?

Pois é, essa semana me deparei com essa imagem retirada da internet de um jornal de alguns anos atrás do final da década de 90, não sei exatamente de que ano. E percebi que hoje todas aquelas tecnologias daquela época são ultrapassadas e obsoletas. E percebi também que faço parte, assim como os colegas do curso Pead, de uma geração privilegiada. Estamos fazendo um curso na modalidade a distância. Para isso utilizamos diversas ferramentas tecnológicas e dominamos muito bem o uso delas. Mas também sabemos utilizar essas antigas tecnologias, como as da foto e outras tantas daquela época também.
Sabemos lidar com o antigo e com o novo. Isso é muito legal!
Toda a geração que nasceu depois dessas tecnologias antigas só sabem utilizar as de hoje em dia. Nunca nem ouviram falar em disquete e duvidariam se disséssemos que eram necessários três para armazenar uma única música. 
Então vamos aproveitar o que a tecnologia tem para nos oferecer para aprimorarmos cada vez mais nosso conhecimento!




Como fazer a análise crítica?


segunda-feira, 4 de abril de 2016

Produzindo conhecimento coletivamente

Acho que esta imagem mostra o que trouxe a realização da atividade onde temos que fazer a leitura dos blogs dos colegas. Essa troca de conhecimento que ocorre quando escrevemos e quando lemos o que os outros escrevem é muito interessante. As vezes lendo a postagem de um colega nos damos conta de algo que possa ter passado desapercebido por nós. A escrita no blog nos possibilita conhecer o ponto de vista dos colegas, trocarmos ideias, comentarmos... E assim produzirmos conhecimento coletivamente. 

Reler, repensar e até reaprender...


Em uma das atividades do Seminário Integrador III temos que escolher duas postagens do nosso próprio blog, uma mais próximo de boa e uma mais longe de boa. E após fazer a análise crítica das mesmas. Coma realização destas atividades, percebi a importância de reler o blog sempre. Reler para relembrar, refletir e até reaprender. Perceber o que em um tempo atras aprendemos e escrevemos. E principalmente como escrevemos se realmente conseguimos expressar o que queríamos com aquela postagem.  

Informação X Conhecimento

Com as últimas atividades realizadas em aula e a distância percebi o quanto é importante refletirmos nossas aprendizagens. Fazendo sempre uma relação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos que adquirimos ao longo das aulas, leituras e atividades.  E também é de suma importância aprender a analisar e observar as relações com o cotidiano, pois muitas vezes, um novo conhecimento, uma nova perspectiva por menor que pareça são valiosos para serem registrados no blog.

Esses dias vi essa imagem e achei bem interessante e analisando as atividades da última aula lembrei dessa imagem que esquematiza exatamente isso.
Informações soltas não servem para quase nada e acabam sendo esquecidas, mas se soubermos fazer uma ligação entre todas as informações que recebemos passamos a gerar conhecimento.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Educar para a paz X Educar para competir


Hoje, vendo postagens na rede social Facebook me deparei com esse post, que traz a frase de Maria Montessori. Na hora fiz uma ligação com o assunto da Aula Magna e da palestra de Nuccio Ordine.
Pois tive a percepção que realmente fomos educados e educamos para competir. Para ser alguém na vida, alguém que tenha uma profissão e que com isso obtenha lucros financeiros. Aprendemos a competir na escola, na vida e no nosso meio profissional.
Devemos começar a educar para a solidariedade, para a cooperação, pois só assim poderemos mudar a perspectiva do mundo. 

quarta-feira, 23 de março de 2016

Mas afinal, o que é uma boa postagem?

Então??? Afinal, o que é uma boa postagem???
Depois de várias postagens no blog sobre as aprendizagens adquiridas ao longo do curso PEAD agora precisamos definir o que é uma boa postagem. 
Após o agito causado na aula de ontem com essa pergunta passei a ver algo mais na simples postagem no blog. Percebi que a postagem vai muito além de um mero registro de aprendizagem. É muito mais que isso! Pois ela registra o impacto, a mudança que aquele conhecimento gerou no meu ponto de vista ou na minha prática pedagógica ou até na minha maneira de ver o mundo.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Sobre o PBworks


Uma das aprendizagens mais marcantes do Seminário Integrador foi em relação a ferramenta de construção de páginas PBworks. No início confesso que não simpatizei com esta ferramenta e ainda estou aprendendo a utilizá-la. Mas analisando as suas funcionalidades, percebe-se que é uma ferramenta simples que permite o trabalho colaborativo e dinâmico entre todos os envolvidos no nosso curso. 

Reflexões sobre as aprendizagens da preparação da síntese reflexiva


Com a elaboração da síntese reflexiva do final do semestre é possível fazer uma análise das aprendizagens adquiridas nas interdisciplinas. Assim podendo também relacionar estas aprendizagens com a prática diária e tudo que os conteúdos abordados tenham sido significantes. 
Hoje posso perceber o impacto que os novos conhecimentos me trouxeram neste curto espaço de tempo de um semestre. E posso ter a certeza do quanto este curso será proveitoso nos semestres que estão por vir.

Administrar o tempo é fundamental!

Após o término do semestre e depois de fazer um balanço sobra as aprendizagens vivenciadas na interdisciplina do Seminário Integrador, alguns aspectos ficam evidenciados e trazem uma reflexão sobre as principais aprendizagens adquiridas.
Uma das principais com certeza foi em relação a administração correta do tempo. Essa é a base fundamental para o sucesso profissional e pessoal, pois por mais que tenhamos muitos afazeres e as 24 horas do dia pareçam pouco tempo para tudo. Se soubermos nos organizar e definir horários para cada tarefa. podemos fazer as horas renderem mais.

sábado, 19 de março de 2016

Retorno as aulas


Nesta semana retornamos as atividades do curso. Estamos iniciando as atividades do terceiro semestre do PEAD. Espero que todos tenhamos um ótimo semestre repleto de trocas e aprendizagens e que possamos todos permanecer unidos rumo a formatura em 2019.

domingo, 13 de março de 2016

Apresentação Seminário Integrador


Nesta semana, no dia 08/03 realizamos a última etapa de apresentações do Seminário Integrador. À partir da elaboração da síntese reflexiva do semestre foi possível expor aos colegas presentes as aprendizagens obtidas ao longo do semestre.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Retrato da Escola


Finalmente realizei a atividade do Retrato da Escola. A maior dificuldade na realização desta tarefa, foi em relação a ferramenta pbworks, que ainda não domino nem simpatizo. Mas enfim atividade concluída. E o mais legal da realização foi conhecer a escola com outros olhos, vê-la por outro ângulo e descrever aspectos que parecem tão normais mas que fazem parte da história da escola e é muito interessante conhecê-los.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Impactos dos novos conhecimentos no cotidiano de sala de aula


Após a realização das atividades da interdisciplina de Fundamentos de Alfabetização ao longo do semestre, percebo que o que mais teve impacto no meu cotidiano como professora foram os conhecimentos sobre a psicogênese da escrita de Emilia Ferrero.
A partir da leitura e entendimento da teoria, passei a observar meus alunos e perceber a alfabetização de forma diferente. Me identifiquei bastante com esta interdisciplina até porque leciono em uma turma de 2º ano. Onde os alunos estão passando pelo processo de alfabetização.
Outro ponto que me identifiquei foi sobre a questão do letramento. Onde tive a percepção de que o letramento se dá antes da alfabetização através da leitura de mundo enfatizando a importância de trazer essa leitura de mundo para o ambiente escolar através dos atos de leitura e do ambiente alfabetizador. 


Felicidade na Escola


Felicidade na escola

Para o professor a felicidade na escola está em fazer o que ama. Gostar da sua profissão. Mesmo com todos os percalços desta carreira profissional. Está em superar as dificuldades que a educação do país sofre. E está em conseguir obter êxito no processo de aprendizagem dos seus alunos mantendo uma relação de amizade e carinho com os mesmos.

Para os alunos a felicidade na escola está nas amizades, nas descobertas, nas conquistas e também no seu aprendizado. Mesmo não parecendo quem não fica feliz ao perceber que aprendeu algo novo.

Produção do "Manifesto dos Educadores e Educadoras Brasileiras do século XXI"



Poema - Ser professor

O  professor, coitado!
tão desvalorizado
Com seu salário atrasado
Mesmo assim vai trabalhar...

E sempre com um sorriso no rosto
Pois sabe bem o gosto
Que a sala de aula lhe dá!

Ver os olhos cheios de esperança
No rosto de cada criança
Que por ele vai passar.

E  um dia o professor vai notar
A importância que teve na vida
De cada criança crescida
Que ele pode ensinar.














Para onde caminha a infância

           
          Para compreender o papel social da criança na sociedade é preciso levar em conta o modo de ser criança ao longo do tempo e tendo em vista que a criança é um ser em formação. Nos primórdio as crianças eram vistas de forma igual aos adultos. Mas com a evolução do pensamento humano a criança passou a ter espaço definido e percebeu-se a importância de ensinamentos de hábitos, da necessidade da escola e da necessidade de proteção das mesmas passando a serem resguardadas pelas suas características frágeis da infância.
            Porém nos últimos anos, parece estar acontecendo um processo retrógrado onde as crianças estão emancipando-se mais cedo adquirindo uma autonomia cada vez mais breve. Isso se dá em função da presença constante dos meios de comunicação onde a mídia dita as regras da vida. E também a ausência dos pais como referência. A televisão, o computador, o telefone, o tablet passaram a ser a referência social na infância.
Os ensinamentos sobre o mundo que antes vinham dos pais e da escola passaram a estar disponíveis na palma da mão. E cada vez mais cedo as crianças dominam as tecnologias ficando amplamente expostas as informações. Este modelo social é extremamente perigoso, pois uma criança ainda não tem a capacidade de discernimento tão pouco senso crítico.
Está assim ocorrendo uma “adultização” precoce e a infância está perdendo espaço. E o pior perdendo espaço para as mídias que tem o poder de manipular a sociedade cada vez mais cedo. Onde a erotização infantil e o consumismo são carros chefe.


sábado, 27 de fevereiro de 2016

Como a mídia influencia nossa visão da infância - infância soft e erotização infantil

A infância apresentada pela mídia nada mais é do que a idealização daquilo que é a infância. Que na realidade está longe de ser como aparece nos informes publicitários. Que trazem bebês lindos, louros de olhos azuis. Limpinhos e cheirosos e sempre com um meigo sorriso.Porém isto está longe da realidade, nada mais é que uma idealização da infância com foco no lado lindo e maravilhoso da maternidade escondendo as imperfeições, asperezas e desencantos da realidade. É claro que a maternidade tem seus momentos maravilhosos, mas tem também seus momentos difíceis e cansativos que a mídia não mostra.
A mídia cada vez mais vem substituindo a ingenuidade e inocência infantil por imagens de crianças representando mini adultos e erotizadas. E isso ocorre principalmente em relação as meninas que desde muito cedo são induzidas pela mídia a se preocupar excessivamente com a aparência. Hoje inclusive encontra-se a venda sutiã com enchimento e sapato de salto para crianças.
Tudo isso prejudica a infância através da imposição de estereótipos. Estes estímulos certamente acarretarão problemas na vida adulta em relação a personalidade e em relação a visão que tem do mundo.

Correndo contra o tempo

Estamos na reta final do período de recuperação. e espero conseguir dar conta de concluir as atividades e obter êxito neste semestre que desde o mês de novembro foi turbulento e difícil por motivos diversos.
Agora na reta final espero conseguir concluir o retrato da escola e realizar o seminário integrador na segunda semana de março, para no próximo semestre iniciar sem deixar pendências e deixar para traz tudo que atrapalhou meu desempenho ao longo do semestre passado.